Comissão chama Wajngarten para explicar diretrizes da comunicação do governo

O secretário especial de Comunicação Social do governo, Fabio Wajngarten, foi chamado pela CTFC para falar sobre os planos governamenta

Atualizado em 24/05/2019 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O secretário especial de Comunicação Social do governo, Fabio Wajngarten, foi chamado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para falar sobre as diretrizes da pasta. A reunião está marcada para terça-feira (28), em Brasília.

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O publicitário Fabio Wajngarten assumiu o comando da SECOM em abril

A audiência foi solicitada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania) e segundo ela, caso o ministro não aceite o convite será feita uma convocação. "Um princípio regimental a que tem direito esta comissão", disse a parlamentar.


Os membros da comissão querem abordar temas como os planos governamentais para aplicação de recursos públicos no setor de comunicação, incluindo publicidade, a utilização de redes sociais pelo governo, desinformação e notícias falsas (fake news) e outros assuntos.


De acordo com informações da Agência Senado, a senadora apresentou o requerimento para o debate no último dia 19. "A gente precisa entender melhor qual a política do governo. Qual é a visão do governo em relação às regiões do Brasil e a repartição de verbas será feita não apenas em relação aos estados, mas também em relação aos veículos de comunicação? Qual o critério o governo estabelecerá para a aplicação desse orçamento?", argumentou.


Na ocasião, a parlamentar citou dados indicando que cerca de 60% das publicações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais são fake news ou inverídicas.


A comunicação tem sido um dos pontos mais delicados do atual governo. Mesmo antes de assumir, Bolsonaro já cultivava desafetos declarados na imprensa. Wajngarten substituiu Floriano Barbosa de Amorim na pasta.