"Comércio do Jahu" completa 30 mil edições e defende informação de qualidade

Em meio à crise do jornalismo impresso, chegar ao número de 30 mil edições não é para qualquer um. Para marcar esse número expressivo, o jornal Comércio do Jahu, fundado em 31 de julho de 1908, resolveu destacar em um dos seus editoriais da edição especial, os desafios dos veículos impressos e os caminhos traçados para superar as dificuldades.

Atualizado em 07/06/2016 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

jornalismo impresso, chegar às 30 mil edições não é para qualquer um. Para marcar esse número expressivo, o jornal Comércio do Jahu, fundado em 31 de julho de 1908, resolveu destacar em um dos seus editoriais da edição especial, os desafios dos veículos impressos e os caminhos traçados para superar as dificuldades.
Crédito:Reprodução Jornal completa 30 mil edições e debate futuro do impresso

A edição especial lembra que o advento da tecnologia, principalmente dos sites de notícias, abalou o mundo do jornalismo impresso e o obrigou a se modificar para sobreviver. O jornal explica que os veículos tiveram que focar na qualidade das informações para se diferenciar dos portais.

Além da forma de consumir informação, outra mudança trazida pelo jornalismo online é a fuga de publicidades dos jornais. Com o crescimento da internet, a fatia de dinheiro dos anúncios foi dividida, o que afetou os impressos e, em especial, os veículos de pequeno e médio porte.

Para competir com os sites, o Comércio do Jahu buscou a especialização das seções de anúncios por meio dos guias temáticos, o que permite ao anunciante ver sua marca publicada em formatos segmentados. Outra estratégia importante foi não ficar de fora do mundo digital e investir na geração de conteúdo para o site do veículo.

Hoje, o site do jornal conta com quase meio milhão de acessos por mês, sendo mais de 114 mil usuários únicos. O pico de acesso acontece às 8h da manhã em dias úteis e as principais páginas procuradas são os Classificados, Jaú e Polícia.