Comentários em blog levam à demissão de fotógrafo do Estado de Minas

Comentários em blog levam à demissão de fotógrafo do Estado de Minas

Atualizado em 11/02/2010 às 16:02, por Ana Luiza Moulatlet e Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O repórter fotográfico Emmanuel Pinheiro, do jornal Estado de Minas, foi demitido por justa causa na última segunda-feira (8). Funcionário do veículo há sete anos, ele atribui o desligamento a comentários sobre o jornal em um blog pessoal.

O fotógrafo é autor de uma na internet em que diz escrever o cotidiano através de imagens. Pinheiro atribui seu desligamento junto ao jornal por conta de texto publicado na última quinta-feira (5), em que lamenta a opção do veículo por outra imagem na capa do dia.

No texto, o fotógrafo exibe a capa do jornal O Tempo , com foto da visita do presidente Lula e da ministra Dilma Roussef a Minas Gerais. Pinheiro relata que a mesma imagem, de Lula sentado com as mãos unidas em forma de prece ao lado de Dilma, também foi tirada por ele, mas não estampou a página principal do Estado .

"Eu fotografei e cantei a foto, mas me disseram que o material que já havia chegado, de outro fotógrafo meu amigo Beto Magalhães, supria as necessidades do jornal. Ok, o material do Beto estava realmente bom, mas, sempre ressalto que a cobertura muda a cada passo do presidente e de sua candidata... Quando cantei a foto para meu sub-editor ainda eram seis da tarde e muita coisa ainda ia rolar. Mesmo assim, não quiseram a foto", escreveu.

Abaixo ao comentário, Pinheiro publica a capa e a imagem escolhida pelo Estado na edição do dia 5. A foto mostra o presidente Lula e a ministra Dilma, pré-candidata à Presidência, sentados, em inauguração de obras no interior de Minas.

"Mesmo com o ótimo material do meu amigo de jornal Beto Magalhães, eu insisto em dizer que a cobertura só termina quando o presidente entra no avião e decola bonito, sem problemas... Mas nós, fotojornalistas nos frustramos muito. Pois estamos ali de olho, para tentar congelar a melhor imagem, que alem de ser plasticamente boa, deve ilustrar o momento. Mas nossos editores e sub-editores estão mais centrados no fechamento do jornal e as vezes pecam na qualidade", completou em seu blog.

Pinheiro ressalta que três dias depois, ao chegar nas dependências do jornal, recebeu carta de demissão, por justa causa, informando "ato de improbidade". Ao questionar, ouviu de superiores do jornal que o desligamento estava relacionado ao texto publicado na internet.

"O blog é meu, independente. Só fiz críticas a edições de capa, ilustrações. São impressões pessoais. Meu sentimento é de cerceamento da liberdade de pensamento", disse Pinheiro à reportagem. "Estou sem chão. Tenho a consciência de que fiz meu trabalho de maneira impecável", completou.

Outro lado

Álvaro Duarte, editor de fotografia do Estado de Minas , explicou a demissão ao Portal IMPRENSA. Segundo ele, Pinheiro não foi afastado do jornal por conta deste post publicado em seu blog, mas sim por uma comentários feitos por ele sobre o jornal.

"Não foi por causa desse único post, mas pelo conjunto da obra. Não é uma questão dele criticar o Estado de Minas, críticas são inerentes ao jornalismo. Mas ele não fazia somente análises; criticava, debochava, divulgava informações que diziam respeito apenas ao jornal", declarou.

O editor afirmou ainda que a escolha da foto para a capa foi editorial, e negou que o trabalho de Pinheiro não fosse valorizado. "Todas as grandes pautas do jornal eram feitas por ele. Ele viajou para Europa, África, cobriu os Jogos Panamericanos. Como um profissional assim não é valorizado?", argumentou.

Crítica do Sindicato

Em nota, o Sindicato diz-se "solidário" a Emmanuel e critica a decisão do jornal. "Entendemos que a atitude adotada pela direção do jornal caracteriza desrespeito à liberdade de expressão, já que o jornalista teve ferido seu direito à livre manifestação de expressão e opinião em espaço próprio - direito também defendido com bastante ênfase pelas entidades representativas do setor patronal de imprensa no país".

Leia Mais

-