Comandado por Rosana Hermann e Porchat, "Porta Afora" traz histórias de viagens

No ar desde o início deste mês de agosto, o Porta Afora é o mais novo investimento da produtora Porta dos Fundos, que tem expandido cada vez mais suas inserções na internet.

Atualizado em 19/08/2015 às 14:08, por Matheus Narcizo*.

de agosto, o é o novo investimento da produtora Porta dos Fundos, que tem expandido cada vez mais suas inserções na internet. Ancorado pela jornalista Rosana Hermann e o humorista Fábio Porchat, o programa tem enfoque centrado em bate-papos sobre histórias vividas durante viagens e é gravado na casa do comediante, que a cada episódio recebe convidados especiais.
Crédito:Divulgação Atração fala de viagens pela experiências dos convidados e dos âncoras
À IMPRENSA, Rosana comentou sobre a nova experiência e algumas das especificidades do "Porta Afora". Segundo a jornalista, o convite partiu de Porchat, que é fã incondicional de viagens. Ao lado do produtor Lucas Melo, o humorista resolveu criar um programa no qual pudesse narrar histórias curiosas e engraçadas em suas andanças pelo mundo.

"Ele [Porchat] pensou em viver as viagens e contar as histórias na volta, que é o que todo mundo gosta de fazer. Todo mundo junto resolveu juntar histórias de viagem, humor, dicas e toques sobre os destinos, num bate papo com todo mundo que viaja. E saiu o Porta Afora!", conta Rosana.

Porta Afora

Ao contrário de programas que falam apenas sobre as viagens em si, com dicas de lugares a frequentar e outras curiosidades, a jornalista acredita que o "Porta Afora" é um talk show inovador deste segmento. Em sua opinião, a melhor definição para a atração seria algo como "histórias de viagens, narradas pelos próprios viajantes". É uma forma, segundo Rosana, de estimular a população a cair na estrada e contar suas aventuras.

Ligado diretamente ao Porta dos Fundos, o "Porta Afora" também não poderia deixar de lado a sua própria essência: o humor. Para Rosana, o principal destaque humorístico do programa está em mostrar que todo turista é engraçado.
"Tem muita história de roubadas, choque cultural, erros, surpresas e descobertas, aí acaba sendo um talk show humorístico. Fora de casa, todo mundo é igual, meio besta, sapo de fora, tonto. O programa também traz dicas de viagens, mas acho que o principal é que faz a gente ficar com vontade de viajar".

Produzido especialmente para a internet, uma vez que é veiculado no YouTube, o "Porta Afora" também terá seu espaço na TV todas às quintas-feiras no canal Multishow.

"A diferença está mais no 'mood' de consumo, na plataforma e circunstância de consumo. Um programa pra web, que você vê no celular, com fone de ouvido, ou num laptop, precisa ter uma edição mais ágil. Assistido num ambiente de casa, sentado num sofá, o programa pode ser consumido com uma velocidade um pouco menor", ressalta.

Bastidores

Jornalista há mais de trinta anos, Rosana acredita que sua experiência na imprensa pode contribuir com uma narrativa que simplifique o tempo e o espaço da história para o telespectador. Além disso, ressalta a importância de demonstrar como a possibilidade de viajar se tornou universal e não deve ficar presa à cabeça do brasileiro como algo "para rico".

"O programa mostra que viajar é universal e eterno, democrático. Todo mundo vai para todo lugar, não importa a classe social. Essa coisa de 'só rico viaja' não tem nada a ver", conclui.


*Com supervisão de Vanessa Gonçalves