Com presença de jornalistas e autoridades, Instituto Vladimir Herzog é inaugurado em SP

Com presença de jornalistas e autoridades, Instituto Vladimir Herzog é inaugurado em SP

Atualizado em 26/06/2009 às 09:06, por Eduardo Neco e Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na última quinta-feira (24), em São Paulo (SP), foi inaugurado o Instituto Vladimir Herzog, em homenagem ao jornalista morto em 1975 pelo regime militar. A entidade, idealizada por Ivo Herzog - filho de Vlado - , pretende resgatar a memória do profissional e trazer à tona acervos sobre o período de repressão política no país.

A cerimônia de inauguração , realizada na Cinemateca, zona sul da capital, contou com a participação de autoridades políticas, da imprensa e de outros setores da sociedade. Entre os presentes estavam o atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP) e o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi . A abertura do evento foi realizada pela atriz Eva Wilma, que leu uma carta redigida por Zora Herzog, mãe do jornalista.

Divulgação/Acervo do Instituto
Da esq. para a dir. Clarice e Ivo Herzog, juntos de Dom Paulo

"A morte do meu pai ajudou a mudar a história deste país. Quando perdemos a capacidade de nos indignar com atos cruéis aos outros, perdemos uma parte do que nos faz humanos", disse na seqüência Ivo herzog, acrescentando que o Instituto trará suporte às discussões sobre o Jornalismo no Brasil.

Ao ressaltar a importância da entidade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda citou, por meio de videoconferência, que o Instituto, além de resgatar a memória de Herzog, servirá para mostrar como foi o conturbado período de repressão no país. A afirmação do político foi também endossada pela viúva do jornalista, Clarice Herzog.

Na ocasião, também foram feitas homenagens ao cardeal Dom Evaristo Arns, ao rabino Henry Sobel e ao reverendo James Wright que, em 1975, organizaram um ato ecumênico em memória de Vlado.

A instituição, sem fins lucrativos, será mantida com apoio de pessoas físicas e jurídicas do país. Segundo a viúva de Vlado, Clarice Herzog, a entidade aguarda o apoio de empresas e grupos para realizar manutenção e ampliação do local.

Leia Mais

-