Com patrocínio do Pulitzer, FSP publica série sobre impactos da crise climática nos EUA
A Folha de São Paulo iniciou nesta terça-feira, 30 de novembro, a publicação semanal em sua versão impresa de uma série especial sobre os impactos da crise do clima nos EUA.
Atualizado em 30/11/2021 às 17:11, por
Redação Portal IMPRENSA.
Patrocinado pelo Pulitzer Center, o trabalho foi feito pela jornalista Marina Dias e pelo fotojornalista Lalo de Almeida, que viajaram 10.417 km, cruzando o país da Flórida à Califórnia. No site da Folha a reportagem já está disponível na íntegra, também em versões em inglês e espanhol.
"Ao cruzar os EUA, é fácil perceber que a maneira abstrata como discutimos a crise do clima — 'ameaça existencial ao planeta e à humanidade' — falhou em capturar a urgência do momento. É preciso conectar a crise à vida das pessoas. E foi o que fizemos", diz Marina. Crédito:Lalo de Almeida Na versão impressa da Folha, a primeira parte da série especial aborda os grandes incêndios florestais que atormentam os EUA. O episódio foca especificamente no Dixie, segundo maior incêndio florestal da história da California.
O desastre começou em 14 de julho. Cenas do que sobrou de carros e casas na cidade de Greenville, uma das mais afetadas pelo fenômeno, são impactantes. O incêndio levou mais de três meses para ser controlado e começou com a queda de uma árvore sobre um cabo de energia.
O impacto da crise climática na economia do californiano Napa Valley, principal região vinícola dos EUA, também é abordado na estreia da série especial, assim como a crescente indústria de carros elétricos do país. "Mais do que crise ambiental, vimos uma emergência social e econômica", ressalta Marina.





