Com foco no Brasil de 2018, documentário sobre desinformação estreia no Curta!

O documentário Fake News - Made In Brazil passa a ser exibido no dia 24 de março, com exclusividade, no Curta! Dirigido por André Fran

Atualizado em 20/03/2023 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O documentário Fake News - Made In Brazil passa a ser exibido no dia 24 de março, com exclusividade, no Curta! Dirigido por André Fran e Rodrigo Cebrian, o filme investiga a criação e a propagação de notícias falsas no Brasil de 2018, buscando mostrar como as estratégias de disseminação de desinformação foram capazes de influenciar campanhas eleitorais e alimentar a polarização política. Crédito: Divulgação Cena do documentário Fake News - Made in Brazil Entre os entrevistados estão Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o acadêmico Muniz Sodré, o psicanalista Daniel Kuperman, os jornalistas Helena Borges, Edgard Matsuki, Fábio Gusmão e Tai Nalon, além de pessoas que foram alvo de boatos e notícias falsas, como a vereadora Monica Benicio, viúva de Marielle Franco. O trabalho das agências de checagem de fatos também é abordado na obra.
Outro entrevistado é o professor e pesquisador Pablo Ortellado, considerado pioneiro nos estudos das notícias falsas no Brasil. Ele lembra que as mídias sociais são a segunda fonte de informação dos brasileiros, atrás somente da televisão.

"Quando se abre o feed de notícias, é inevitável cruzar com informações de baixa qualidade junto com a paixão política. Esses são fenômenos que se retroalimentam. A gente entrou em um círculo vicioso difícil de sair”.