Com exposição, revista "Náutica" comemora 25 anos e mais de 300 edições

A revista Náutica, que nesta quinta-feira (17/10) lança o "São Paulo Boat Show 2013", o maior salão náutico da América Latina, comemora 25 anos de publicação, 300 edições e quase mil testes de embarcações.

Atualizado em 17/10/2013 às 17:10, por Mauricio Kanno.

quinta-feira (17/10) lança o "São Paulo Boat Show 2013", o maior salão náutico da América Latina, comemora 25 anos de publicação, 300 edições e quase mil testes de embarcações.
Crédito:Reprodução Revista Náutica de outubro, número 302 Em novembro, a publicação também vai ganhar versão digital para tablets e um portal reformulado, já o maior do setor. Em setembro, uma versão regional e bimestral da revista foram lançadas, agora para o Sudeste. Desde a edição 200, já circulava no Sul.
Segundo Otto Aquino, diretor de redação da revista, essas versões regionais apareceram porque “para um país com dimensões continentais, como o nosso, uma só revista não basta”. Elas apresentam os melhores lugares para navegar nas águas de suas regiões, não só no mar, mas em rios e represas.
O objetivo da Náutica, mais antiga publicação do setor, sempre foi “ensinar, testar e noticiar o que de melhor e mais importante acontece nas águas do Brasil e do mundo”, relata o diretor. “Cobrimos todos os mais importantes acontecimentos do mundo dos barcos dos últimos 25 anos, das Olimpíadas, passando pelas regatas e os grandes iates”, incluindo personalidades como a família Grael e Amyr Klink.
Como história marcante, Aquino lembra-se de uma reportagem que escreveu sobre o ex-velejador carioca Douglas Leal. “Ele me contou, 20 anos depois, como furtou um veleiro em Angra dos Reis (RJ), enfrentou o frio, a fome e ondas gigantes no [oceano] Atlântico para tentar ganhar a vida do outro lado do mundo, na Austrália, mas viu seu sonho naufragar na África, onde foi preso.”
Entre as dicas publicadas para comemorar a edição 300 da revista, o diretor faz alguns destaques para marinheiros de primeira viagem ou mais experientes.
No quesito segurança: “Nunca menospreze as ondas. Mesmo as menores têm muito mais força do que o seu barco.” Na hora da compra de uma embarcação: “Antes de escolher qual barco mais lhe agrada, é preciso saber onde você pretende usá-lo.” Além disso: “Se você tem um barco, convide pessoas para navegar. Felicidade só se multiplica quando se divide.”
A conta com 120 expositores e cerca de 200 barcos expostos. Acontece de quinta-feira (17/10) até terça (22/10). A entrada custa R$ 56.