Com estreia na Globoplay, documentário resgata caso Escola Base e debate limites do exercício jornalístico

Foi realizada nesta quarta-feira (9 nov/22), pela plataforma de streaming Globoplay, a sessão de lançamento do documentário "Escola Bas

Atualizado em 09/11/2022 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Foi realizada nesta quarta-feira (9 nov/22), pela plataforma de streaming Globoplay, a sessão de lançamento do documentário "Escola Base – Um repórter enfrenta o passado". Realizado na capital paulista, o evento contou com a presença do jornalista Valmir Salaro, idealizador do projeto, dos diretores do documentário Eliane Scardovelli e Caio Cavechini e de Teresa Penna, diretora da Globoplay.
A produção estreia no dia 10 de novembro e aborda um um dos mais nebulosos episódios da história da imprensa brasileira, discutido até hoje nas faculdades de jornalismo e comunicação. Crédito: Reprodução O caso ocorreu em 1994, quando houve uma denúncia de assédio a crianças em uma escola infantil particular de São Paulo. Mesmo com informações desencontradas e sem materialidade do crime, a imprensa passou a cobrir o caso de forma intensa, quase sem questionar a versão dos acusadores e do primeiro delegado que investigou a história.
Com as manchetes incessantes, a vida dos denunciados logo virou do avesso. Mas, com a mudança de delegado, o trabalho da polícia acabou revelando que os denunciados eram inocentes. O caso virou um escândalo nacional, além de símbolo dos excessos do exercício jornalístico.
Com uma reportagem no Jornal Nacional, Valmir Salaro foi o primeiro repórter a noticiar a acusação. No documentário, lançado 28 anos depois do caso, o jornalista investigativo com 42 anos de carreira fica frente a frente com os antigos donos da escola, seus descendentes e outros personagens do caso. Crédito: Reprodução A partir de quem está de pé e à esquerda: o produtor Henrique Picarelli, o roteirista Bruno Della Latta, a roteirista e diretora Eliane Scardovelli, o diretor Caio Cavechini, o produtor Alan Graça Ferreira, Valmir Salaro e a fotógrafa Mariane Rodrigues A ideia do projeto é do também jornalista Alan Graça Ferreira, colega de Salaro em pautas no Fantástico. “Eu vejo nesse documentário um tributo ao jornalismo. Num momento em que a imprensa é tão atacada, ter um jornalista consagrado que abre o peito para discutir um episódio desta relevância sem filtros, aproxima o jornalista das pessoas”, acredita Alan.
Diretora do documentário, a jornalista Eliane Scardovelli diz que mudou sua visão sobre o episódio após esse trabalho. “Quando a gente discute Escola Base na faculdade, a gente pensa: ‘Olha, como a imprensa pode impactar a vida das pessoas’. Mas quando você está ao lado do repórter que fez a primeira matéria, percebe o desafio que é compreender todas as circunstâncias que resultaram no erro.”