Colunista do The Guardian defende entrada de Brasil no G8
Colunista do The Guardian defende entrada de Brasil no G8
O colunista do jornal britânico The Guardian , Timothy Gardon Ash, defendeu a entrada do Brasil e de outros cinco países no G8 (grupo das nações mais industrializadas do mundo), como forma de melhorar a situação do planeta.
Em sua coluna publicada nesta quinta-feira (24), em Davos, na Suíça, Ash afirma que uma forma prática de cumprir o slogan da edição em andamento do Fórum Econômico Mundial em Davos, "Comprometido em melhorar o estado do mundo", é expandir o G8 para o G14, com a adição do Brasil, China, Índia, México, África do Sul e Indonésia.
O colunista diz que um G8 mais representativo traria mais credibilidade para o bloco e suas decisões, em relação a discussões e políticas sobre mudanças climáticas, proliferação nuclear, doenças ou pobreza.
"Apesar de haver mais de 190 países no mundo, juntos, estes 14 estados correspondem a três quintos da população mundial, mais de dois terços do PIB mundial, quase três quartos da emissões de dióxido de carbono e mais de 80% dos gastos com defesa".
"Com o crescimento da Ásia, é ainda mais absurdo que o principal grupo mundial não-oficial tenha um assento para a Itália, mas não para a China. O atual elenco do principal grupo oficial, o Conselho de Segurança da ONU, também não é muito satisfatório, mas é mais difícil de mudar".
De acordo com informações da BBC Brasil, Ash diz que o G8 é como um grupo de amigos, e que basta um convite para que outros possam aderir ao bloco. Segundo ele, o grupo não ficaria "cheio" como afirmam alguns especialistas.
Leia mais






