Colunista de MG sofre ameaças por escrever sobre homofobia no futebol

Colunista de MG sofre ameaças por escrever sobre homofobia no futebol

Atualizado em 07/12/2009 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O colunista Oswaldo Braga, do jornal mineiro O Tempo , diz ter sofrido ameaças de morte após a publicação de artigo em que aborda a homofobia no futebol. No texto, veiculado no dia 28 de novembro deste ano, Braga questiona a homofobia existente entre torcedores, citando a generalização indevida entre o homossexualismo e o Cruzeiro, seu clube de coração.

"O assunto futebol tem estado presente neste final de Campeonato Brasileiro. Eis que alguém me pergunta para que time eu torço e respondo com orgulho: 'Cruzeiro'. 'Ah! Claro', responde. 'Por quê?', replico já adivinhando a resposta: porque sou gay e o Cruzeiro é o time dos gays. Eis a tola explicação para sua óbvia conclusão chauvinista", escreveu o colunista.

No texto, Braga levanta duas hipóteses para a associação indevida entre a orientação sexual e o Cruzeiro. Uma delas, de acordo com o articulista, está vinculada às origens do clube, que foi fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte. O colunista escreve que, por se vestirem de forma elegante e se postarem com educação nos estádios, os precursores do clube mineiro eram chamados de gays. "Segundo essa lógica troglodita, ser culto e educado não é coisa de macho", criticou Braga.

Outra hipótese levantada pelo colunista se refere ao fato do atleta Raul Plasmann, goleiro do Cruzeiro entre os anos de 1965 e 1978, ter se habituado a entrar em campo de camiseta amarela, em um período em que os arqueiros apenas vestiam preto e cinza.

Em um dos emails recebidos pelo colunista após o artigo, um internauta escreveu: Você vai ser assassinado em breve....Tomará pipocos (sic) na cara, só na cara". O colunista enviou carta à Secretária de Defesa Social de Minas Gerais, informando a ameaça. Segundo informou o site Athos GLS, a polícia judiciária está incumbida de investigar o caso.

Leia Mais

-