Colunista da "Zero Hora" causa polêmica em artigo considerado racista
Texto descreve as belezas da cidade uruguaia de Punta del Este, falando sobre a ausência de negros e até de uruguaios.
Atualizado em 30/12/2014 às 14:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
O artigo do colunista Paulo Sant'Ana, do jornal Zero Hora , publicado na seção "Opinião" do último domingo (28/12), gerou polêmica e críticas nas redes sociais. O texto falando sobre a cidade uruguaia de Punta del Este foi acusado de racista por suas referências a negros e latino-americanos.
Crédito:Reprodução/Blog Paulo Sant'ana Leitores criticaram artigo do jornalista sobre ausência de negros em Punta del Este
No artigo intitulado " ", Sant'Ana descreve como a cidade litorânea o atrai. "Punta del Este é um paraíso encravado no inferno do Uruguai. Punta del Este foi erguida pelos argentinos para gozar as delícias da praia, a delicadeza do trânsito e, principalmente, a vantagem enorme de não conviver com os uruguaios", começa o texto.
O colunista continua falando sobre "a beleza natural e arquitetônica" da cidade, além de falar sobre o clima e o cultivo de frutas tradicionais na região. No fim do artigo, o jornalista de 75 anos elogia a ausência de pessoas negras em Punta del Este.
"Finalmente, é incrível, mas não há sequer um negro em Punta del Este. A 150 quilômetros de Punta, em Montevidéu, há milhares de negros. Mas em Punta nenhum empregado, nenhuma empregada doméstica negra, nem camareiras de hotel. Foi feita em Punta uma segregação racial pacífica e não violenta. Há mais negros na Dinamarca e na Noruega do que em Punta del Este. Ou melhor, não há sequer um só negro ou uma só negra em Punta", escreveu o colunista.
No Twitter, usuários criticaram o autor do texto e o ZH . "Sério que o Zero Hora permitiu um texto desse em seu site?"; "Pelo amor de Deus alguém cala a boca desse velho"; "Isso é uma das coisas mais nojentas que li na minha vida, esse cara tem que ser preso!"; foram alguns dos comentários na rede social.





