Colunas de Castello Branco são disponibilizadas em site
Colunas de Castello Branco são disponibilizadas em site
As histórias do saudoso jornalista Carlos Castello Branco estão de volta. O site traz 7.446 colunas escritas ao longo de sua carreira jornalística, que poderão ser acessadas por meio de um sistema de buscas, tanto por ordem cronológica quanto por palavra-chave, além de sua biografia e foto-biografia; uma seleta de sua vida literária, contendo crônicas e contos; material audiovisual, como filmes nos quais participou, como "Idade da Terra", de Glauber Rocha, e entrevistas gravadas.
Piauiense da capital, Carlos Castello Branco nasceu em 1920. Com apenas 14 anos, em 1934, lança, com Neiva Moreira e Abdias Silva, o jornalzinho A Mocidade no Piauí , e, em 39, começa a trabalhar no Estado de Minas . Passou pelas redações do O Jornal , Diário Carioca , Tribuna da Imprensa e Revista O Cruzeiro . Em 1962, publica a sua primeira "Coluna do Castello", na Tribuna da Imprensa , e, em 1963, passa a publicá-la no Jornal do Brasil . Nove anos mais tarde, em 1972, passa a chefiar a sucursal do Jornal do Brasil na capital federal, onde trabalhou até o seu falecimento, em 1de junho de 1993.
A "Coluna do Castello" é um documento privilegiado para se entender a história do Brasil: dos anos tumultuados que antecederam o golpe militar de 1964 até a desilusão que marcou o processo de redemocratização com a eleição e o impeachment de Fernando Collor.
O site foi organizado pela Buriti Editora e Produtora, de sua filha Luciana Castello Branco. Foi desenvolvido pela Refazenda Produções de André Vallias e Flora Gil. As colunas foram cedidas pelo Jornal do Brasil .
* Com Informações do SJPDF






