Coleguinhas Ester Jablonski e Marcelo Fernandes

NA PAUTA , NO PALCO Há 24 anos, Ester Jablonski apresenta o “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, que vai ao ar aos domingos, às 7h30,na TV Globo, com reprise na Globo News, Globo Internacional e canal Futura.

Atualizado em 02/05/2013 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.



Há 24 anos, Ester Jablonski apresenta o “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, que vai ao ar aos domingos, às 7h30, na TV Globo, com reprise na Globo News, Globo Internacional e canal Futura. Quando estreou, porém, já tinha outras duas profissões: psiquiatra e atriz. Se a medicina ficou no passado, a carreira artística, não. Na telinha, fez participações em minisséries como “Mad Maria” e na novela “Esperança”, entre outras. No teatro, coleciona espetáculos, sendo “Silêncios Claros” o mais recente, monólogo em cartaz no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro, até 26 de maio, em que interpreta quatro contos de Clarice Lispector. “São cenas comuns da vida, mas que, para Clarice, tomam uma dimensão enorme”, resume. Residente no Rio, Ester vem a cada 15 dias aos estúdios paulistas da Globo para gravar de dois a três programas. Para ela, a atração se repaginou com a importância crescente das micro e pequenas empresas no país. “No início, era mais uma revista eletrônica com casos exóticos e inventos. Hoje, o setor é a base da nossa economia.” Apesar de tanto tempo envolvida na temática do empreendedorismo, a apresentadora brinca que “ainda não ficou rica”. O aprendizado – garante – foi muito além... “Para fazer teatro no Brasil, você tem de ousar e confiar na ideia como qualquer empreendedor”, diz. Por isso, não perde tempo e já mira os próximos passos: adquiriu os direitos de uma peça do Pullitzer norte-americano Donald Margulie sobre uma correspondente de guerra. “Agora é correr atrás”, finaliza.
PONTES NA COMUNICAÇÃO

Quando criança, o universo das letras sempre cativou o engenheiro civil Marcelo Fernandes . Apesar do gosto pela escrita e pelo hábito de recortar e compilar as principais notícias dos jornais todos os dias, ser jornalista nunca passou pela sua cabeça. Pelo menos não até seus 27 anos, quando prestou vestibular para sua segunda faculdade. Nove anos antes, ele ingressou no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde então, intercalou a função de engenheiro especializado em transportes com a de assessor de imprensa, repórter e diagramador.
Hoje, aos 50 anos, Fernandes integra a diretoria de engenharia da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística do Rio de Janeiro. Nem por isso abandonou o jornalismo. “Estou sempre com papel e caneta na mão para anotar minhas ideias.” A prática é especialmente importante para ele, que mantém nada menos que 12 blogs sobre os mais diversos assuntos. “Sou apaixonado por comunicação. Ela permeia todas as áreas, e o transporte não é exceção. Acho fundamental poder melhorar a qualidade da informação de quem utiliza o transporte público no Rio.” Com uma agenda repleta de atividades, o engenheiro jornalista ainda encontra espaço para seu passatempo favorito. “No computador acabo concentrando meus maiores prazeres, que é ler, ouvir uma boa música e, claro, escrever.”