Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de SP, lança biografia do ator Ewerton de Castro
Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de SP, lança biografia do ator Ewerton de Castro
Escrito por Reni Cardoso, "Ewerton de Castro - Minha vida na arte: memória e prática" traz a história pessoal e as reflexões de um ator que se dedicou aos palcos de modo integral - atuou, dirigiu, preparou atores e cenários e seu nome esteve, direta e indiretamente, ligado a mais de uma centena de produções teatrais.
Sua atuação em novelas e no cinema também é contada neste volume da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com lançamento na próxima segunda-feira (13), no Planeta's Restaurante, em São Paulo.
Ewerton de Castro nunca impôs limites a sua paixão pelo teatro. Atuou também como diretor, cenógrafo, figurinista, iluminador, dramaturgo, roteirista, produtor, professor e administrador, júri, dublador e quantas mais funções dispôs-se a exercer, a depender da vontade e da intuição que lhe despertou cada projeto. Para ele, é quase impossível, ao aceitar um papel, deixar de pensar em todos os aspectos que cercam o espetáculo.
Lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o livro mostra o completo domínio que o ator tem do ofício, em seus múltiplos ângulos. É capaz de relembrar, ano a ano, espetáculo por espetáculo, como tudo ocorreu, os acertos e as dificuldades, o longo aprendizado, o convívio com os pares e o público, cada emoção vivida.
O jeito simples de narrar e a sinceridade desprendida - que o ator demonstra especialmente ao tratar dos temas mais delicados - foram preservados pela autora, amiga de infância do ator e irmã da antropóloga Ruth Cardoso, ex-primeira-dama. Reni e Ruth, infelizmente, faleceram pouco antes de ver publicado o livro do amigo, que sempre encontrava refúgio na casa delas, em São José do Rio Preto, quando ele tentava despistar o pai, completamente contrário a sua atuação no palco.
O teatro sempre foi a grande preferência do ator, que atuou em espetáculos consagrados como "Equus", "O Poeta da Vila e Seus Amores", "Patética" e "O Homem Elefante. Ao teatro infantil, dedicou-se com igual afinco, como ator, dramaturgo e diretor. Apesar de preferir o palco, esteve presente diversas vezes em novelas de diferentes emissoras.
Pode ser lembrado, por exemplo, por papéis como Alexandre, em "A Viagem", na extinta TV Tupi, Gerson do Vale, em "Roque Santeiro", na TV Globo e, recentemente, como Britto, em "Chamas da Vida", na TV Record. No cinema, participou de comédias de Mazzaropi e de pornochanchadas que dominaram a década de 70.
Com 4448 páginas, a obra custa R$ 15,00.
Leia mais






