Cobertura do julgamento sobre escândalo do mensalão será facilitada no STF

Cobertura do julgamento sobre escândalo do mensalão será facilitada no STF

Atualizado em 21/08/2007 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A cobertura do julgamento que irá analisar a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra 40 acusados de participação no esquema do "mensalão" será facilitada pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo assessoria do STF, dois telões serão instalados no edifício-sede do tribunal para jornalistas que acompanharão as sessões em que os ministros decidirão se aceitam ou não a denúncia.

Além dos telões, o julgamento, que começa na próxima quarta-feira (22/08), às 10h, poderá ser acompanhado ai vivo pela TV Justiça (canal 53-UHF, canal 117, e DirectTV, canal 209), pela Rádio Justiça (104.7 FM, em Brasília) e pela internet.

O acesso ao Plenário será restrito ao número de cadeiras disponíveis. Do total de 246 lugares, há assentos reservados para todas as partes envolvidas no processo e seus advogados. Outras 47 cadeiras estarão reservadas à imprensa. A ocupação se dará por ordem de chegada.

Os jornalistas poderão contar, além do telão exclusivo, com uma estrutura de apoio, que inclui computadores, instalada no segundo andar do edifício-sede, no hall do Salão Nobre do STF.

A previsão é que o julgamento dure três dias. Caso os ministros aceitem a denúncia, os acusados passarão a condição de réus em uma ação criminal. Ao todo, o procurador-geral descreve o cometimento de oito crimes realizados pelos réus (formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas).

Segundo o Supremo, no julgamento sobre a aceitação da denúncia, os ministros não farão um exame aprofundado das provas nem decidirão se os acusados são culpados ou inocentes. Isso só ocorrerá por ocasião do julgamento da ação penal, caso a denúncia seja recebida. Com informações do site Ultima Instância.