CNN recebe mais de 2 mil vídeos do YouTube para debate entre presidenciáveis nos EUA

CNN recebe mais de 2 mil vídeos do YouTube para debate entre presidenciáveis nos EUA

Atualizado em 24/07/2007 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O debate entre pré-candidatos democratas a presidente dos EUA, promovido pela CNN na noite da última segunda-feira (23/07), chamou a atenção pelo novo formato utilizado. Diferentemente dos debates tradicionais, nos quais as perguntas são feitas previamente e lidas pelo mediador, o novo formato teve por base perguntas postadas por usuários de todo o planeta no site de vídeos YouTube.

No total, foram enviados mais de 2 mil vídeos, mas somente 30 foram selecionados pelos editores da CNN. Entre os "entrevistadores", estavam funcionários de um campo de refugiados de Darfur, um boneco de neve preocupado com o aquecimento global e um guitarrista criou uma canção para questionar os pré-candidatos sobre o aumento dos impostos no país.

Segundo informações publicadas pela Reuters nesta terça-feira (24/07), o formato do debate foi pensado para fazer com que os participantes esquecessem as respostas e declarações decoradas. Durante o programa, houve uma acalorada discussão entre os oito candidatos a respeito do Iraque e de diplomacia, além de uma longa troca de opiniões entre os oponentes Barack Obama e Hillary Clinton.