CNN lança série sobre jornalistas mexicanos ameaçados de morte

CNN lança série sobre jornalistas mexicanos ameaçados de morte

Atualizado em 19/05/2010 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A rede norte-americana CNN lançou, no começo do mês de maio, uma série sobre jornalistas mexicanos vítimas de ameaças de morte.

No primeiro episódio da série especial, a CNN apresenta o caso de 27 repórteres que sofreram ameaças no estado de Morelos, na região central do país.

No último dia 19 de abril - mostrou a série -, uma mensagem anônima, por e-mail, ameaçava o grupo de jornalistas de morte. No texto, informações pessoais a respeito da família dos profissionais comprovavam a seriedade da intimidação, de acordo com carta da Comissão de Independente de Direitos Humanos (CIDH) de Morelos, conforme explicou a CNN.

Em depoimento à rede, a jornalista Angelina Albarran contou que recebeu apoio de duas escoltas e foi orientada a abandonar o estado, porém, resolveu postergar a decisão. Poucos dias depois, segundo informou a série, voltou a ser ameaçada.

As ameaças, segundo relatório da CIDH, podem ter partido de um cartel do tráfico de drogas. A série da CNN, disponível em alguns dos países que recebem o sinal da rede, avalia que, temerosos por conta das intimidações, alguns jornalistas, à pedido dos veículos em que atuam, foram obrigados a "dar um passo atrás em seu trabalho informativo". As informações são do Knight Center for Journalism.

Leia mais