CNN International apresenta documentário indicado ao Oscar "Autism is a World", dia 28
CNN International apresenta documentário indicado ao Oscar "Autism is a World", dia 28
"Autism is a World" é uma jornada pelo mundo dos autistas, mostrando um olhar humanista sobre o assunto, tentando explicar o que eles sentem, fazem e como se relacionam com as outras pessoas. No filme, indicado ao Oscar® deste ano na categoria documentário em curta-metragem, a diretora e produtora Gerardine Wurzburg, que levou a estatueta na mesma categoria em 1992 por Educating Peter, sobre a Síndrome de Down, acompanha o cotidiano de Sue Rubin, uma jovem autista. O filme será exibido na CNN International no sábado, dia 28 de maio, às 18h, com reapresentação no domingo, dia 29, às 9h e às 20h.
Sue tem 26 anos e até os 13 era tida como deficiente mental, quando uma técnica de comunicação possibilitou que ela passasse a se conectar com o mundo. Hoje, Sue é aluna de um curso de graduação em História e militante engajada em sensibilizar os outros para aceitação e integração social de pacientes como ela. Ao longo do documentário, Gerardine Wurzburg mostra os momentos de antítese do personagem: a sociabilidade na sala de aula e desenvoltura em palestra educativa, mas também reclusão nas brincadeiras com água e estranhamento das expressões faciais.
Escrito por Sue e narrado em primeira pessoa pela atriz Julianna Margulies (da minissérie As Brumas de Avalon, da TNT), o texto do documentário é um relato sensível sobre as questões mais íntimas e conflitantes da vida de um autista. Com 40 minutos de duração, AUTISM IS A WORLD discute temas extensamente debatidos no cinema de não-ficção de hoje: o olhar do outro na constituição da personalidade, o filme biográfico como instrumento de engajamento social e a participação do personagem na construção do seu relato.
CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 36 bureaus mundiais do CNN News Group. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 161 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.






