CNN anuncia estudo sobre uso de drones na cobertura jornalística

Projeto é realizado em parceria com o Instituto Tecnológico da Geórgia.

Atualizado em 24/06/2014 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (23/6), o canal americano CNN anunciou que começou um projeto de pesquisas em conjunto com o Instituto Tecnológico da Geórgia sobre como a imprensa pode utilizar drones para colher informações.
Crédito:Divulgação Emissora fará pesquisa sobre uso dos aviões não tripulados na cobertura jornalística
De acordo com a AFP, a pesquisa avaliará a tecnologia e a segurança necessárias para operar de modo eficaz e compartilhar os resultados com a Administração Federal de Aviação (FAA), que avalia a criação de normas para aviões não tripulados.
"Temos a esperança de que, trabalhando em conjunto para compartilhar conhecimento, podemos acelerar o processo para que CNN e outros veículos integrem de forma segura esta nova tecnologia em seus planos de cobertura", afirmou o vice-presidente da emissora, David Vigilante.
Ao contrário de outros países, os Estados Unidos proíbem o uso de dispositivos aéreos controlados à distância para uso comercial, apesar da FAA ter realizado exceções para o governo e a polícia.
Em 2011, a Universidade de Nebraska criou um laboratório de jornalismo com drones para definir como é possível usar o dispositivo com a intenção de informar melhor a sociedade. No início do ano, cerca de 16 empresas de comunicação se uniram para acusar a FAA de ferir a liberdade de imprensa ao impedir o uso do equipamento nas coberturas.
Leia também