Clima de campanha em comentários motivou moderação em blog, diz Kotscho

Clima de campanha em comentários motivou moderação em blog, diz Kotscho

Atualizado em 04/02/2009 às 15:02, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O jornalista Ricardo Kotscho informou, na última segunda-feira (02), aos leitores de seu , o Balaio do Kotscho, que os comentários feitos por internautas passarão a ter moderação prévia.

De acordo com ele, esta foi a forma encontrada por ele e pelo portal iG, portal onde seu blog é hospedado, para evitar "os crescentes abusos na área de comentários do Balaio, com acusações caluniosas e campanhas orquestradas de cunho político".

Divulgação/IG
Ricardo Kotscho
Ao Portal IMPRENSA, Kotscho declarou que quando estreou o site não pretendia fazer moderação de comentários, para que o blog fosse um espaço absolutamente livre para debates, mas pediu que fossem evitadas ofensas a terceiros.

"Ninguém precisava concordar comigo e críticas civilizadas foram publicadas sem problemas". Segundo ele, no entanto, o espaço começou a ser utilizado para ataques pessoais contra o presidente Lula e sua família, "ao mesmo tempo em que se lançava determinada candidatura para a sucessão".

"Virou uma campanha, qualquer que fosse o assunto do blog. O fato de ter trabalhado no governo Lula, como Secretario de Imprensa, certamente contribuiu para isso", declarou Kostcho.

Segundo Ligia Helena S. Nunes, gerente de Conteúdo de Entretenimento do iG, "o objetivo desta medida é estimular um debate mais rico em conteúdo, eliminando antes da publicação os comentários ofensivos ou que nada acrescentem às discussões deste blog".

"Não estranhem se seus comentários não forem ao ar imediatamente após o envio. Algumas vezes por dia todos os textos enviados serão lidos e publicados quando forem adequados", informou ela aos leitores.

"A internet é uma fantástica conquista para a democratização de informações e opiniões, que abre caminho para que os diferentes setores da sociedade de todas as regiões do país participem deste amplo debate nacional. Precisamos apenas ter um pouco de paciência, tanto os blogueiros como os leitores/comentaristas, para que se estabeleçam regras do jogo que eliminem a covardia do anonimato e estabeleçam claramente as responsabilidades de cada um", declarou o jornalista no blog.

Ele explicou que o iG estuda a implantação de um novo sistema de controle com cadastramento e login de usuários, e que enquanto isso não acontece, os comentários podem levar um tempo para serem aceitos. "Tenho certeza que, em breve, teremos instrumentos tecnológicos para tornar este espaço democrático e jornalístico mais agradável e seguro para todos nós", disse.

Leia mais