Cliente que ajuda não atrapalha
Cliente que ajuda não atrapalha
Algumas vezes os clientes são tão bem relacionados com jornalistas e colunistas quanto seus assessores. A intimidade extrapola o relacionamento profissional, pois são parentes, amigos de longa data ou simplesmente criaram um relacionamento que permite ultrapassar a formalidade. Há assessores que se incomodam com isso, como se o cliente interferisse no seu trabalho. Outros, adoram, pois ele resolve algumas pendências com um simples telefonema. O duro é quando o cliente se volta para o atendimento da conta e se vangloria de ter conquistado algo de maneira tranquila enquanto a agência suava a camisa.
É ótimo quando o cliente entra no circuito para ajudar na divulgação de um produto ou lançamento. Cooperação é fundamental para alcançarmos um resultado final satisfatório. Não quer dizer que a agência vai se pendurar nele, se acomodar, mas utilizar todas as ferramentas disponíveis.
O melhor exemplo na minha agência até hoje foi com o lançamento do documentário "Motoboys_Vida Loca", da Prodigo Films. Produtor, diretor de filme e diretor de conteúdo da empresa são extremamente bem relacionados com a imprensa. Cada um se encarregou de acionar sua rede mais próxima e disparar a informação de acordo com uma estratégia pré-definida entre nós e o cliente. A agência ficou com a maior parcela de contatos, óbvio, mas todos estavam envolvidos. O resultado final foi um sucesso e o cliente nunca se valeu desse esforço próprio para diminuir o nosso trabalho. Ao contrário. Mandou flores e um elogioso cartão com parabéns pelo desempenho.
Nos relatórios mensais, acompanhados do clipping e de uma rigorosa prestação de contas, fazemos questão de destacar esse envolvimento coletivo e dar crédito a quem o merece. Não dá para - e nem temos a intenção de - maquiar resultados e querer ter a glória sozinho.






