Cleonice Berardinelli toma posse na Academia Brasileira de Letras

Cleonice Berardinelli toma posse na Academia Brasileira de Letras

Atualizado em 31/03/2010 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A professora universitária e escritora Cleonice Berardinelli tomará posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na próxima segunda-feira (05), às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon, na sede da Academia - Avenida Presidente Wilson, 203.

Eleita no dia 16 de dezembro de 2009, ela sucederá o escritor acadêmico Antonio Olinto, falecido no dia 17 de setembro do mesmo ano, e será a sexta ocupante da Cadeira nº 8. Cleonice será recebida pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco. A imposição do colar caberá ao Acadêmico Antonio Carlos Secchin, e a entrega do diploma ao Acadêmico Domício Proença Filho.

Especialista em Luís de Camões e Fernando Pessoa, dois dos mais importantes poetas da língua portuguesa, Cleonice Berardinelli é também professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Desde 27 de novembro de 1975, é acadêmica correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, classe de Letras. Exerce ainda a atividade de pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Entre as suas principais obras estão "Estudos camonianos", de 1973 e ampliada em 2000; "Obras em prosa: Fernando Pessoa", de 1986; "A passagem das horas de Álvaro Campos"; de 1988; "Poemas de Álvaro Campos", impressa em Lisboa em 1990; e "Fernando Pessoa: outra vez te revejo...", de 2004.

Leia mais