"Clarín" volta às bancas com especial sobre o 40º aniversário do golpe no Chile

Na última quarta-feira (11/9), o jornal Clarín publicou uma edição especial para comemorar o 40º aniversário do golpe que derrubou Salvador Allende e acabou com o movimento ambientalista.

Atualizado em 12/09/2013 às 12:09, por Redação Portal IMPRENSA.

jornal Clarín publicou uma edição especial para lembrar o 40º aniversário do golpe que derrubou Salvador Allende e acabou com o movimento ambientalista. A cumplicidade com a Unidade Popular levou a ser um dos alvos naturais do golpe de Estado, que cessou o diário durante ditadura Pinochet, apreendendo seus bens em 11 de setembro de 1973.

Crédito:Reprodução/Clarín Jornal estava fora das bancas há 40 anos. Edição especial esgotou

Segundo o Diario y Radio de la Universidad de Chile , seu proprietário, Victor Pey, presidente da Fundação Salvador Allende da Espanha, têm tentado há 16 anos uma compensação do Estado pelo bens apreendidos. No entanto, os governos recusaram.


A decisão foi recorrer para Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID, na sigla em inglês). O tribunal deve fixar o montante da indenização.


Os proprietários do veículo esperam estar nas ruas novamente, mas a comemoração do 11 de Setembro foi a ocasião escolhida para uma edição especial com o número 6.923, que foi interrompido. O exemplar de 40 páginas conta com artigos e entrevistas sobre a história do veículo, os últimos acontecimentos sociais, as consequências históricas e sociais da ditadura, as próximas eleições presidenciais e os problemas do sistema educacional e de segurança social, entre outros temas.


A questão envolveu a colaboração da Confederação Nacional de Jornaleiros do Chile (Conasuch), o Instituto de Comunicação e Imagem (ICER), da Universidade do Chile e do jornal El Ciudadano , entre outros. O artigos, entretanto, foram escritos por Paul Walder, Felipe Portales, Faride Zeran, Jorge Arrate e Nelly Richard, entre outros.


Em entrevista ao programa "Semáforo", da Radio Universidad de Chile, Victor Pey lembrou que Clarín foi a maior circulação nacional diária, com 180 ou 190 mil exemplares semanais e ultrapassava 200 000 aos domingos.


Leia também

-

-

-