Ciro Marcondes Filho lança pela Paulus "Ser jornalista - A língua como barbárie e a notícia como mercadoria"

Ciro Marcondes Filho lança pela Paulus "Ser jornalista - A língua como barbárie e a notícia como mercadoria"

Atualizado em 11/08/2009 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O lançamento da Paulus, "Ser jornalista - A língua como barbárie e a notícia como mercadoria", de Ciro Marcondes Filho, apresenta um estudo sobre a essência de ser um "profissional" da informação e, a partir dessa temática, faz alguns questionamentos: Seria a informação uma coisa séria demais para ser confiada a jornalistas? Até que ponto os clichês se antepõem aos fatos, noticia-se sobre o que não ocorreu, busca-se a conformidade? Quem forma esses profissionais?

Na primeira parte, o autor aborda os ideais de Karl Kraus, grande pensador - crítico e polêmico - da imprensa vienense na passagem do século XX. Além disso, ele faz uma análise da atuação da imprensa brasileira em alguns casos recentes e marcantes, como o "caso Isabella" (garota que caiu do sexto andar do prédio onde o pai e a madrasta moravam, ambos acusados de serem os autores do crime) e apresenta as tendências do jornalismo no século XXI.

Já na segunda parte, o leitor tem em mãos uma análise sobre a notícia como capital e os diversos desdobramentos do jornalismo como prática mercadológica, ou seja, o valor de uso e troca da notícia, a imprensa e o capitalismo, o marketing no jornalismo, o jornalismo e a literatura, entre outros pontos.

Ciro Marcondes Filho, além de mostrar alguns elementos que enriquecem o texto jornalístico, deixa algumas reflexões para os futuros jornalistas para que não se iludam com a ideia de que podem mudar o mundo. Ser um profissional da informação não significa ser livre, mas sim batalhar dia após dia para alcançar o que constitui uma carreira sólida: o anonimato de um trabalho ético e justo.

Da coleção Comunicação, "Ser jornalista - A língua como barbárie e a notícia como mercadoria" é um excelente instrumento para estudantes e profissionais do jornalismo que buscam, diariamente, aperfeiçoar os seus textos, suas técnicas e as suas percepções a respeito da profissão que escolheram exercer. Com 280 páginas, o livro custa R$ 30,00.