Circulação de jornais brasileiros cai quase 5% no primeiro semestre, aponta pesquisa
Circulação de jornais brasileiros cai quase 5% no primeiro semestre, aponta pesquisa
A circulação média de jornais filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) registrou queda de 4,8% no primeiro semestre de 2009, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Meio & Mensagem, nos primeiros seis meses deste ano, circularam 4.231. 165 exemplares diários no país.
O estudo aponta ainda que, dentre os vinte periódicos mais vendidos no país, a queda ficou em 6%. O maior declínio foi registrado pelo periódico carioca O Dia , com -24%. Aparecem na seqüência os jornais Extra , Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo , com perdas de 17%. Também sofreram quedas o Diário de S.Paulo (11%), Diário Gaúcho (9%), Meia Hora (9%), O Globo (8%), Folha de S.Paulo (7%) e Super Notícia (4%).
Para a Associação Nacional de Jornais (ANJ), os números se justificam pela retração na economia brasileira, conseqüência da crise mundial. "Isso já era esperado. É decorrente da recessão na economia. Tanto a circulação, quanto a captação de publicidade está ligada à economia", disse Ricardo Pedreira, diretor da instituição.
"Houve um aumento do desemprego, queda no poder aquisitivo da população. Isso reflete na queda da circulação dos jornais", acrescentou. Porém, na avaliação da ANJ, com a melhora no cenário financeiro no Brasil, os jornais devem projetar recuperação na média de circulação.
Na linha oposta, obtiveram alta os jornais Daqui (37%), Expresso da Informação (14%), Lance (8%), Agora (4%), Zero Hora (3%) e A Tribuna (2%). Os periódicos Correio Braziliense , Estado de Minas , Correio do Povo e Valor Econômico mantiveram-se com números estáveis no comparativo.
Leia Mais
-
-






