Cinema na Estácio de Sá / Por Laila Pimenta e Victor Machado - FES (MG)

Cinema na Estácio de Sá / Por Laila Pimenta e Victor Machado - FES (MG)

Atualizado em 06/07/2005 às 12:07, por Laila Pimenta e Victor Machado e  estudantes de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá (BH/MG).

Por A Faculdade Estácio de Sá - BH realizou a I Mostra de Cinema Comentado da instituição. O evento se iniciou no dia 27 de junho e foi até o dia 1º de julho, no Campus Prado, sendo a entrada gratuita. Com vários filmes em cartaz, entre eles o brasileiro, Narradores de Javé, Dir. de Elaine Caffé, e um clássico do cinema, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Dir. de Stanley Kubrick. A abertura da Mostra ficou por conta de Carlos Alberto do Santos, coordenador e professor do curso de jornalismo, seguido pelo show da banda mineira Clube da Esquina. O convite ao grupo partiu da relação do Clube da Esquina com o cinema, devido aos vários filmes que contam um pouco da história do movimento musical.

O evento buscou despertar o senso crítico e a construção do conhecimento dos alunos, através de debates e analises feitas por professores e cineastas convidados. Assim, proporcionando momentos de descontração e aprendizado. Ricardo Figueiredo, professor de Modernidade e Política, um dos idealizadores do evento, esboçou a vantagem que se tem ao trabalhar com cinema, por isso o corpo docente decidiu realizar a Mostra no final do semestre.

Os temas a serem apresentados, foram escolhidos aleatoriamente pelos palestrantes. Os filmes de curta e longa metragem, como Minha Adorável Lavanderia (Inglaterra, 1985), A Luta (Brasil, 1997), tiveram uma discussão ao preconceito e conflitos étnicos, culturais e sociais. O documentário, Cabra Marcado para Morrer, foi uma sensação do evento, a apresentação do documentário foi de extremo valor cultural, deixando vários alunos apaixonados e desejosos por produzirem seus próprios documentários. A mostra teve no total de 16 filmes em cartaz, entre longas, curtas e documentários.

Comentários
A busca de eventos extraclasse está sendo agradável, para alunos e professores. Esta Mostra foi o primeiro evento que a faculdade promoveu, possibilitando uma integração maior dos estudantes.

Segundo os alunos do terceiro período de jornalismo, a Estácio (BH) não promove eventos culturais ou festivos. Fazendo com que este evento gerasse expectativa nos alunos, que acreditam na realização de mais atividades culturais e outros tipos de eventos, inspirados neste. "Com certeza, investir em cultura é a melhor coisa que uma faculdade pode fazer, eventos como este devem ser feitos a toda hora!" disse a estudante do 2ºperíodo de publicidade, Aline.

Os professores da Estácio, também abraçaram este evento: "A transferência de conhecimento fora da sala de aula é um ingrediente a mais para os campos do conhecimento se multiplicarem!" declarou o professor Sanzio Cânfora, na abertura de uma das seções.

No final de todas as apresentações o professor e palestrante Sanzio Cânfora solicitou aos alunos participantes que dessem sua opinião no blog criado para esse fim (www.cinemacomentado.zip.net) segundo o professor através dos comentários haverá como calcular o numero de participantes e também captar sugestões para a criações dos próximos eventos.