Cinegrafista mexicano busca asilo político nos EUA após ser sequestrado por cartel

Cinegrafista mexicano busca asilo político nos EUA após ser sequestrado por cartel

Atualizado em 15/09/2010 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Após ser sequestrado em julho por traficantes, no norte do México, o cinegrafista Alejandro Hernández Pacheco, do canal Televisa, se refugiou nos EUA com sua família e pediu asilo político ao governo norte-americano. Pacheco foi sequestrado junto de outro cinegrafista e de dois repórteres, enquanto cobriam protestos em um presídio local, informa a CNN México e o jornal El Diário .
O cinegrafista afirmou que o governo mexicano lhe oferece apenas ajuda psicológica, informa a agência Reforma. Hernández também descartou a ideia de mudar-se para outra região no México, por temer que os narcotraficantes possam caçá-lo.
Os dois repórteres sequestrados junto com Hernández também enviaram pedidos de asilo aos EUA, segundo o site ArrobaJuárez.
A onda de violência criada pelo crescimento do poder dos cartéis mexicanos originou um êxodo maciço de profissionais que atuam na imprensa no país. Recentemente, o México foi considerado pela organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) como o país mais perigoso do mundo para o exercício da profissão, ficando à frente de regiões em estado declarado de guerra, como Iraque e Afeganistão.
Leia mais