Cinegrafista da TV Globo teria filmado tentativa de suborno na Operação Satiagraha
Cinegrafista da TV Globo teria filmado tentativa de suborno na Operação Satiagraha
O colunista Janio de Freitas, do jornal Folha de S.Paulo , afirmou em sua coluna da última terça-feira (30), que um cinegrafista da TV Globo foi o autor da gravação que mostrava uma tentativa de suborno dos delegados da Operação Satiagraha por Hugo Chicaroni e Humberto Braz.
Intitulado "A cena completa", o texto do colunista diz que antes de começar a gravar a conversa, o cameraman da emissora testou o equipamento no banheiro, e nas gravações aparece sua própria imagem refletida no espelho.
Realizado no dia 18 de junho deste ano no restaurante El Tranvia, em São Paulo, o encontro ficou famoso após ser exibido pela TV Globo em uma reportagem de César Tralli. A emissora chegou a ser questionada por ter tido acesso à informações sobre a operação, como por exemplo na prisão do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta - que foi filmado pela Globo de pijamas.
Segundo Janio de Freitas, "faz parte das investigações sobre a Satiagraha a descoberta (seu valor é apenas interno na PF) de quem e como vazou, para a reportagem da TV Globo, a ide de policiais à casa de Celso Pitta para prendê-lo. Pelo que ficou então, tratou-se do aproveitamento jornalístico de uma informação policial, o que, em condições normais, não implica desvio ético no jornalismo".
O colunista continua o texto dizendo: "É claro que constituiu prvilégio à Globo, mas quem o concedeu não foi a própria Globo, mas a Polícia Federal. Incorporar-se a uma ação de polícia, no entanto, seja como repórter, fotógrafo ou o que for, é diferente: é agir como polícia, não pior nem melhor do que o jornalista como função, mas em incompatibilidade com o jornalismo".
Leia mais






