Cientistas descobrem meio de percorrer Second Life apenas com a imaginação

Cientistas descobrem meio de percorrer Second Life apenas com a imaginação

Atualizado em 15/10/2007 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma descoberta revolucionária para jovens que sofrem com paralisias físicas, cientistas japoneses dizem ter encontrado uma maneira de percorrer o mundo virtual do Second Life usando apenas a imaginação.

Segundo uma equipe de pesquisadores do centro de reabilitação da Universidade Keio, em Tóquio, estudos já haviam apontado ser possível deslocar o cursor de um mouse na tela de um computador usando apenas ondas cerebrais, mas esta é a primeira vez que a técnica é aplicada ao mundo virtual.

"A tecnologia permitiria a pessoas que sofrem de paralisia comunicar-se com os outros, manter negócios através de salas de bate-papo ou fazer compras em um universo virtual", afirmou Junichi Ushiba, professor associado ao centro.

A tecnologia japonesa consiste em um equipamento cheio de eletrodos colocados na cabeça do usuário. Após a análise das ondas emitidas pelo córtex cerebral, a pessoa pode movimentar um personagem no Second Life apenas com o cérebro. A equipe de pesquisadores se prepara agora para testar o sistema em pacientes paralíticos e observar e analisar suas reações. As informações são da agência France Presse.