Cidades européias planejam impedir o Google de fotografar suas ruas
Cidades européias planejam impedir o Google de fotografar suas ruas
Após os questionamentos sobre o nível de segurança que o serviço Street View, do , possui, a cidade de Molfsee, no noroeste da Alemanha, e outras da mesma região, declararam que pretendem impedir que a empresa fotografe suas ruas e casas dos menos de cinco mil habitantes, e as disponibilize online.
Segundo reportagem do jornal Spiegel Online , representantes dos municípios acreditam que as imagens podem revelar coisas demais, colocando em risco sua segurança, oferecendo, potencialmente, informações a criminosos. "Não vamos deixar isso acontecer", disse Reinhold Harwart, um dos líderes do conselho municipal de Molfsee. "Pode-se ver tudo nessas fotos. Seria abrir nossas casas e lares para os criminosos", conta. Cidadãos de outras cidades crêem que o programa pode ser usado desde seqüestradores a maridos que querem esconder da esposa que fumam.
"Não dá para ver mais do que uma pessoa andando na rua", esclareceu Kay Oberbeck, porta-voz da empresa na Europa central e norte, ao diário alemão Die Tageszeitung . Ele acescentou que o programa desfocada automaticamente o rosto das pessoas e placas de carros que podem, por ventura, aparecer nas fotografias. Mesmo assim, a cidade em questão disse planejar obrigar o Google a pedir permissão para fazer as imagens. "E quando eles nor perguntarem se podem, diremos não", disse Harwart em entrevista.
Para aumentar sua gama de serviços na web, o Google lançou o canal Street View, em maio de 2007, como forma de ajudar os internautas a melhor se localizarem em cada região do globo. Países como Austrália e Japão já tiveram fotos de suas vias públicas armazenadas no banco de imagens do site para consultas dos usuários. "Não precisamos de permissão, as ruas são propriedade pública", afirmou o porta-voz. De acordo com o jornal Süddeutsche Zeitung , os municípior de Molfsee, Lübeck e outros, no estado de Schleswig-Holstein, estão pensando em abrir ações legais para se protegerem das lentes do Google.
Leia mais
-
-
-






