Cidades da Grande São Paulo terão novo jornal gratuito

Cidades da Grande São Paulo terão novo jornal gratuito

Atualizado em 07/11/2007 às 16:11, por Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A partir do dia 23 de novembro, a região da Grande São Paulo contará com um novo jornal gratuito. Trata-se do Metrópole S/A, publicação voltada para o público A-A e A-B das cidades de Barueri, Tamboré, Aldeia da Serra, Santana de Parnaíba, Granja Viana, Cotia e Osasco.

A publicação será em formato berliner, impressão heat-set colorida e tiragem inicial de 30 mil exemplares. "Durante sete meses, eu e minha sócia, Daniela Junqueira, estudamos jornais em todo o mundo para identificar as novas tendências no mercado editorial", explicou Cláudia Azevedo, jornalista responsável pelo periódico.

Além do formato dinâmico, o jornal traz, em seu conteúdo, imagens de alta qualidade e notícias nacionais e internacionais com linguagem "direta e dinâmica". "Nosso projeto gráfico é ousado, com muitas fotos e teasers . No conteúdo, as notícias serão feitas para que os leitores gastem menos tempo durante a leitura e a façam de forma mais confortável", disse.

Apesar de surgir em um momento em que os jornais gratuitos começam a despontar no Brasil - como o MetroNews , Destaque e PubliMetro -, Azevedo explica que o Metrópole S/A não foi criado com o intuito de ser um concorrente destes veículos, já que o formato, a área de distribuição e o público alvo são diferentes. "O Metrópole irá circular somente na região oeste. Ele foi criado porque aqui não há um jornal grande que abranja toda a região em tiragem e em conceito. Estava na hora de lançar um outro veículo".

Assim como outras publicações gratuitas, o Metrópole S/A será custeado por publicidade. O investimento inicial é de R$ 500 mil, mas a jornalista já estuda aumentar este número para R$ 1 milhão nos próximos meses. "Não tenho medo de investir em uma publicação gratuita porque este é um bom negócio e uma tendência que vem crescendo em todo o mundo. Além disso, temos um aporte financeiro tranqüilo para, no mínimo, um ano", explicou.

Além de Cláudia Azevedo, que atualmente comanda a agência Alphasete Comunicação, e Daniela Junqueira, sua sócia, a equipe do Metrópole S/A conta com o trabalho de dois fotógrafos, dois editores e cinco jornalistas.