Chinaglia diz que não há possibilidade de governo não renovar concessões de TV
Chinaglia diz que não há possibilidade de governo não renovar concessões de TV
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse, na última quinta-feira (27), em São Paulo, não acreditar que o Congresso Nacional desaprove a renovação da concessão pública de algumas emissoras de TV cujo prazo expira em outubro.
No próximo dia 5, vencem as concessões da Globo em São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife, da Band, Record, Gazeta e Cultura em São Paulo e mais dez Tvs importantes.
"Não vejo nenhuma possibilidade de não renovação da concessão. Não é da tradição do Congresso Nacional negar concessão para órgãos de comunicação tão importantes", afirmou Chinaglia. De acordo com ele, a Câmara dos Deputados quer promover um debate sobre a questão, mas sem "qualquer tipo de tensionamento".
"O papel da Câmara, na minha opinião, é de batalhar por uma programação adequada, para que a qualidade da programação melhore", comentou o político, que participou, na noite de quinta-feira, da inauguração do canal televisivo Record News.
No último Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado no início de setembro, os participantes aprovaram uma resolução sobre democratização da comunicação social, propondo revisão do mecanismo de outorga dos canais de rádio e de televisão, com uma consulta pública. "O PT propõe a imediata revisão dos mecanismos de outorga de canais de rádio e TV, concessões públicas que vem sendo historicamente tratadas como propriedade absoluta por parte das emissoras de radiodifusão", afirma o texto da resolução.
Questionado sobre a posição da legenda a respeito da concessão, Chinaglia declarou que essa "é uma luta histórica de vários partidos, como o PT, para que a informação seja democratizada". Com informações da Radiobrás.
Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr






