China recusa desculpas da CNN e exige "desculpa sincera"

China recusa desculpas da CNN e exige "desculpa sincera"

Atualizado em 18/04/2008 às 09:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Mesmo depois do comentarista Jack Cafferty pedir desculpas para o povo chinês, o governo da China exige uma "desculpa sincera" da rede americana CNN, informou a Folha de S. Paulo desta sexta-feira (18).

Cafferty disse que os chineses "continuavam a ser os mesmos capangas dos últimos cinqüenta anos".

Jiang Yu, porta-voz da chancelaria chinesa, afirmou que a declaração de desculpas da CNN tenta criar uma divisão entre governo e população.

As reações internacionais contra a China aumentaram por conta dos protestos no Tibete. Apesar da pressão, porém, a posição do governo continua a ser de que a separação é inaceitável e a repressão continua no Tibete.

De acordo com a Folha de S. Paulo , a China invadiu na quinta-feira (17) um monastério na Província da Qinghai, vizinha ao Tibete. Dezenas de monges foram detidos.

Segundo informações de amigos e parentes, a repórter da TV oficial em Qinghai Jamyang Kyi - famosa cantora tibetana e ativista feminista - foi levada por policiais à paisana em 1º de abril. Lamao Jia, marido da jornalista, diz temer por sua segurança. Não há confirmação oficial da prisão nem de acusações a ela.

Leia mais:

-