China permite pequena comitiva de jornalistas em Lhasa

China permite pequena comitiva de jornalistas em Lhasa

Atualizado em 25/03/2008 às 09:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Após os recentes distúrbios ocorridos em Lhasa, capital do Tibete, o governo chinês cedeu e permitiu a entrada de uma pequena comitiva de jornalistas.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Qin Gang, declarou que foi preparada uma série de entrevistas com os afetados pelos conflitos. Também foram autorizadas visitas aos locais destruídos pelos manifestantes, "para que a imprensa estrangeira possa conhecer a realidade da situação no Tibete". Qin Gang disse que para escolher os repórteres foram adotados princípios de "eqüidade", e prometeu outras "expedições" nas próximas semanas.

De acordo com informações da agência de notícias Efe, sobre os jornalistas expulsos das zonas dos protestos, o porta-voz disse que eles foram afastados do lugar "para preservar sua segurança".

A Efe lembrou, ainda, a China não permite há anos que jornalistas estrangeiros trabalhem em Lhasa, e só estabelece uma ou duas viagens ao ano para repórteres com visitas programadas pelo Governo comunista da região autônoma tibetana.

Leia mais