China impõe prazo para identificação de usuários em microblogs

O governo chinês deu prazo até dia 16 de março para que microblogueiros chineses se registrem com seu nome real. Caso contrário, estarão proibidos de escrever ou retuitar posts.

Atualizado em 10/02/2012 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O prazo, anunciado na última quarta-feira (8/2), regulamenta a controvertida tentativa do governo de controlar a internet do país, que conta com mais de 500 milhões de usuários.


A medida anunciada pelo Escritório de Informação da Internet de Pequim vale para os sites de microblog (weibo, em mandarim) com sede na capital chinesa. Atualmente, cerca de 320 milhões de chineses têm microblogs, que são a principal plataforma da opinião pública do país. Redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube são bloqueado na China.


A decisão de exigir nomes verdadeiros dos usuários foi tomada em outubro, durante o Congresso do Partido Comunista, e a exigência só vinha sendo imposta a novos usuários. No entanto, os internautas que não se registrarem até a data-limite não terão a conta cancelada, mas só poderão ler os posts.


A China mantém uma rigorosa vigia nos microblogs, sendo um dos recursos mais utilizados o bloqueio de termos "sensíveis", como, por exemplo, o nome do ativista Liu Xiaobo, Nobel da Paz de 2010 e condenado a 11 anos de prisão.



Com informações da Folha de s.Paulo.



Leia mais