China estuda medidas para acabar com anonimato na web e na rede de telefonia móvel

China estuda medidas para acabar com anonimato na web e na rede de telefonia móvel

Atualizado em 13/07/2010 às 14:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Em busca de meios para acabar com o anonimato dos internautas no país, o Governo da China propôs novas medidas. Entre elas, obrigatoriedade ao uso do nome verdadeiro em quaisquer atividades na rede e para adquirir um telefone celular.

O diretor do conselho de informação chinês, Wang Chen, pediu para aprimorar o sistema de censura governamental para gerenciar a Internet.

Chen acusou a existência de buracos no sistema censório que precisam ser extintos, incluindo comentários de pessoas que "se escondem atrás de nomes falsos". "Implementaremos o sistema de Internet com nomes reais o mais breve possível, além de uma rede nacional de celulares cujos usuários apresentem seus nomes reais", afirmou.

Em caso de implementação, sistema terá poder de apagar, por exemplo, qualquer mensagem em fóruns de discussão que não tiverem o nome real da pessoa. A regra também vale para os moderadores, obrigados a se identificar.

O posicionamento de Wang está alinhado ao discurso do governo chinês, que está preocupado com o crescimento de "opiniões descontroladas" na web.

Autoridades do país acusam governos do Ocidente, sobretudo o dos EUA, de usarem o Facebook e redes similares para divulgar opiniões contra a sua política. Facebook, Twitter e YouTube são bloqueados no país, segundo informa o portal G1.

Leia mais