China elimina jogos da NBA da televisão por serem muito divertidos

China elimina jogos da NBA da televisão por serem muito divertidos

Atualizado em 30/05/2008 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Os milhões de fãs chineses do basquete ficaram sem ver as finais da NBA depois que a televisão pública decidiu eliminar as partidas da programação por serem "muito divertidas" para um país que está de luto depois do terremoto de 12 de maio.

O diretor de esportes da CCTV, Jiang Heping, citada pela versão chinesa do portal da NBA, destacou que as partidas não são apropriadas na situação em que atualmente se encontra o país.

A NBA, que é amplamente seguida no país asiático graças, entre outras coisas, à repercussão de Yao Ming como jogador dos Rockets de Houston, tenta que as partidas voltem a ser transmitidas, o que poderá ocorrer a partir da semana que vem.

Enquanto os Lakers e os Spurs jogavam nos Estados Unidos, na final da série Conferência Oeste, o público chinês teve que se conformar em assistir aos êxitos da ginasta Li Ning, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.

A repentina decisão da CCTV, tomada em 22 de maio, sem nenhum tipo de justificativa pública, levantou o rumor de que a decisão era política, em resposta à carta escrita pelo jogador dos Lakers, Ira Newble, e assinada por muitos de seus companheiros, em que criticavam a política chinesa em Darfur.

Junto com a Tocha Olímpia, que está percorrendo o país em um ambiente de duelo e solidariedade, mas nunca festivo, a NBA é outra atividade esportiva diretamente prejudicada pelo terremoto, já que esportes como o tênis de mesa, o bilhar ou o futebol, por exemplo, continuam sendo transmitidos normalmente.

Com informações da EFE

Leia mais

-

-

-