China diz que sites são bem-vindos, desde que "operem de acordo com a lei"

China diz que sites são bem-vindos, desde que "operem de acordo com a lei"

Atualizado em 14/01/2010 às 11:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O governo chinês comentou nesta quinta-feira (14) que empresas de internet que trabalham "de acordo com a lei" são bem vindas no país. A informação surge após decisão do Google de terminar acordo com o país, que censurava conteúdos de oposição ao regime e sites de ativistas de direitos humanos em sua página de buscas.

Segundo informou a BBC Brasil, embora não admita a censura, o governo chinês atualmente controla as buscas no Google por expressão como "direitos humanos" e "democracia".

A empresa de buscas na web decidiu ignorar o acordo restritivo após ter sofrido um ataque de hackers, que invadiram as contas do Gmail - serviço de correspondência eletrônica da empresa -de ativistas de direitos humanos chineses.

O Ministério das Relações Exteriores nega que o governo tenha sido responsável pela invasão às contas do e-mail da empresa. Jiang Yu, porta-voz da pasta, disse repudiar "qualquer tipo de ataque cibernético" e afirmou ainda que a internet no país é livre. Devido ao incidente com os hackers, além do fim do acordo, o Google planeja encerrar as atividades no país oriental.

Leia Mais

-