China condena Microsoft por pirataria e ordena retirada de Windows das lojas

China condena Microsoft por pirataria e ordena retirada de Windows das lojas

Atualizado em 18/11/2009 às 17:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A Justiça da China condenou nesta quarta-feira (18) a gigante Microsoft por vender no país sistemas operacionais Windows que usam caracteres chineses criados por uma empresa legal que não foi paga pelo serviço.

De acordo com a sentença, a Microsoft não pagou os direitos devidos à empresa Zhongyi Eletronic Ltd e mesmo assim usou o programa deselvovido por ela, o que foi interpretado como pirataria. Desse modo, a empresa norte-americana está proibida de comercializar todas as versões do sistema operacional Windows que foram traduzidas pelo software, sendo elas 98, 200, 2003 e XP.

O jornal estatal China Daily dá conta que a Microsoft infringiu os direitos de propriedade da Zhongyi ao utilizar o seu sistema de ideogramas chineses em sistemas operacionais.

A empresa chinesa informou por meio de seu site que a Microsoft assinou em 1994 contratos que autorizavam o uso dos caracteres chineses bem como sue método de introdução de dados por meio do software Zhengma, mas só para o sistema Windows 95.

No entanto, em 2007 a Zhongyi moveu processo contra a Microsoft alegando que a multinacional utilizou seu programa em todas as versões de seus sistemas operacionais comercializados no país. Acatando pedido da empresa chinesa, um tribunal do país determinou que a Microsoft retire das lojas todos os programas que estão à venda irregularmente.

Leia mais