China bloqueia sites de canais de TV que transmitirão entrega do Prêmio Nobel

China bloqueia sites de canais de TV que transmitirão entrega do Prêmio Nobel

Atualizado em 09/12/2010 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Os sites das emissoras europeias (Noruega) e (Reino Unido) foram bloqueados na China nesta quinta-feira (09). Os canais transmitirão pela internet a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel 2010, que acontecerá na sexta (10), na capital norueguesa Oslo.

Segundo informações da agência EFE, o governo chinês declarou que "a maior parte do mundo" está contra a decisão do Comitê Nobel, responsável pelo prêmio, em conceder o Nobel da Paz ao ativista chinês Liu Xiaobo. O militante foi condenado em 2009 a onze anos de prisão por "atividades subversivas", e luta pelo fim da censura no país.

Na última quarta (08), o jornal chinês Global Times , que faz parte do grupo Diário do Povo - órgão oficial do Partido Comunista da China -, acusou o Comitê Nobel de "erguer muros entre as nações" ao conceder o título a Xiaobo. O veículo enfatizou que a entidade norueguesa deve sentir que está sentada "em cima de espinhos", e que a "maioria dos aplausos pelo Nobel da Paz 2010 vieram dos países ocidentais".

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Jiang Yu, afirmou que mais de 100 países apoiaram a decisão do governo chinês em não comparecer a cerimônia do Nobel. "Essas pessoas do Comitê Norueguês têm que admitir que são minoria. O povo chinês e a arrasadora maioria dos povos do mundo se opõem a sua ação. Muitos países no mundo criticaram sua decisão", disse.

Sobre o bloqueio feito aos sites, Jiang declarou que "a internet na China é livre e aberta e está submetida às regulações e leis próprias do país", como acontece ao redor do mundo. O país recusou comparecer ao evento, e afirmou que outros países, entre eles parceiros comerciais, como Venezuela, Rússia, Arábia Saudita e Cuba, também não iriam.

Leia mais

-
-