China bloqueia acesso ao Gmail em busca de sua própria "soberania" na internet

A China bloqueou o acesso ao serviço de e-mail do Google, Gmail, informou a agência de notícias AFP na última segunda-feira (29/12).&nb

Atualizado em 30/12/2014 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A China bloqueou o acesso ao serviço de e-mail do Google, Gmail, informou a agência de notícias AFP na última segunda-feira (29/12). Segundo especialistas, a medida dos serviços de censura do país parece ser mais passo dado por Pequim para estabelecer sua própria "soberania" na internet.

Crédito:Reprodução Especialistas acreditam que censura mostra tentativa do país buscar soberania na web
Dados publicados pelo Google's Transparency Report mostram que as últimas formas de acesso ao Gmail foram interrompidas ao longo da semana passada e o tráfego de conexões entre a China e o serviço do Google caíram na sexta-feira (16/12).

Em 2014, os serviços do Google já haviam sido bloqueados pouco anos do 25º aniversário do massacre na praça da Paz Celestial, ocorrido em 4 de junho de 1989.

"Nestes dois últimos anos, comprovamos um aumento constante de todas as formas de censura na internet na China", disse Goldkorn, editor-chefe do site de notícias danwei.org, que também foi bloqueado pelas autoridades chinesas.