China aprova lei que aumenta controle da informação no país

China aprova lei que aumenta controle da informação no país

Atualizado em 03/05/2010 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Foi aprovada na última sexta (30), na China, uma lei que obriga provedores de internet e operadoras de serviços telefônicos a fornecer informações privadas de e-mails e dados sobre ligações que denunciem vazamento do que Pequim classifica como "segredos de Estado".

A emenda foi aprovada pelo Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo e entra em vigor a partir de 1º de outubro deste ano. O objetivo é diminuir o volume de informações consideradas como prejudiciais ao governo, porém não há ainda uma definição clara sobre o que pode ser chamado de "segredo de Estado".

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , o número de órgãos governamentais com poder de classificar conteúdos sigilosos será diminuído, no intuito de se padronizar o procedimento. O argumento usado pela imprensa chinesa é o de que várias autoridades do país se negam a passar informações ao público por serem confidenciais.

A nova medida pode dificultar ainda mais a permanência de empresas estrangeiras no país. O Google decidiu se transferir para Hong Kong pelos excessos de controle de informação. E o Yahoo teve seu nome mencionado na mídia após a prisão de um chinês, que usou sua conta para enviar um documento do Departamento de Propaganda da China a um amigo em Nova York.

Leia mais

-

-

-