China aprova lei que aumenta controle da informação no país
China aprova lei que aumenta controle da informação no país
Foi aprovada na última sexta (30), na China, uma lei que obriga provedores de internet e operadoras de serviços telefônicos a fornecer informações privadas de e-mails e dados sobre ligações que denunciem vazamento do que Pequim classifica como "segredos de Estado".
A emenda foi aprovada pelo Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo e entra em vigor a partir de 1º de outubro deste ano. O objetivo é diminuir o volume de informações consideradas como prejudiciais ao governo, porém não há ainda uma definição clara sobre o que pode ser chamado de "segredo de Estado".
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo , o número de órgãos governamentais com poder de classificar conteúdos sigilosos será diminuído, no intuito de se padronizar o procedimento. O argumento usado pela imprensa chinesa é o de que várias autoridades do país se negam a passar informações ao público por serem confidenciais.
A nova medida pode dificultar ainda mais a permanência de empresas estrangeiras no país. O Google decidiu se transferir para Hong Kong pelos excessos de controle de informação. E o Yahoo teve seu nome mencionado na mídia após a prisão de um chinês, que usou sua conta para enviar um documento do Departamento de Propaganda da China a um amigo em Nova York.
Leia mais
-
-
-






