China acusa jornalistas de receber propina para ocultar acidente em mina
China acusa jornalistas de receber propina para ocultar acidente em mina
A Justiça da província de Hebei, na China, iniciou ação contra 10 jornalistas locais, acusados de aceitarem propinas para ocultar notícias sobre um acidente em uma mina de carvão de Lijiawa. O fato ocorreu em 14 de julho de 2008, ocasionou a morte de 34 trabalhadores, mas só foi divulgado 85 dias depois. O acidente ocorreu às vésperas dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Além dos 10 jornalistas, 50 autoridades locais também estão sendo investigadas. Segundo a agência de notícias Xinhua, os profissionais de imprensa receberam cerca de R$ 662 mil para encobrir o acidente. Familiares das vítimas também teriam recebido dinheiro e foram ameaçados para não comunicarem o fato.
As identidades dos jornalistas processados não foram revelados, mas a imprensa local afirma que um dos profissionais alvo de ação é Guan Jian, preso desde dezembro de 2008, sob acusação de ter recebido propina para ocultar o acidente. Chefes da mina, o líder do condado de Yuxian, onde fica a mina, funcionários do Departamento de Segurança do Trabalho e policiais também foram indiciados pelo crime.
Leia Mais
-






