Chega ao Tibete primeira comitiva de jornalistas após conflitos em Lhasa
Chega ao Tibete primeira comitiva de jornalistas após conflitos em Lhasa
Nesta quarta-feira (25), chegou ao Tibete o primeiro grupo de jornalistas desde o início dos conflitos no começo deste mês em Lhasa, capital do país. A viagem da comitvida, que é rigidamente controlada, faz parte de uma estratégia do governo chinês que espera mostrar ao mundo como a vida no Tibete "voltou ao normal".
Apesar da autorização da entrada no grupo no país, o governo chinês não deixou claro quanto de liberdade os jornalistas terão durante a viagem, que ocorre em meio à crescente pressão internacional para diminuir a repressão violenta na região.
De acordo com informaçõs da Folha Online, o ônibus que transportava o grupo foi do aeroporto até a capital tibetana propositalmente devagar, demorando cerca de uma hora e meia para percorrer 65 quilômetros, apesar dos repetidos pedidos dos repórteres para andar mais rápido. Durante o trajeto o ônibus passou por três postos de controle cujos funcionários usavam uniformes. Policiais isolados também foram colocados em quase toda a extensão da estrada para Lhasa.
Quanto às paradas do ônibus do grupo, autoridades de Lhasa alegam que estavam checando apenas "pessoas que não estavam usando cinto de segurança, por violar as regras de trânsito".






