Charge ofensiva leva dois cartunistas a julgamento na Espanha

Charge ofensiva leva dois cartunistas a julgamento na Espanha

Atualizado em 13/11/2007 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta terça-feira (13), o Superior Tribunal da Espanha, julga dois cartunistas espanhóis pela criação de charge ofensiva ao príncipe Felipe e sua mulher, a princesa Letizia. A charge, que foi capa da revista EL Jueves, simula relação sexual entre o príncipe e sua esposa. De acordo com a reportagem de O Estado de S.Paulo , a intenção da revista, que é conhecida por suas charges políticas, era fazer uma brincadeira com a lei que oferece dinheiro a casais espanhóis que têm filhos.

A capa se refere ao projeto de lei espanhol "cheque-bebê", uma espécie de subsídio no valor de R$ 6,5 mil para cada criança que nasce no país. A lei tem o intuito de aumentar o número de nascimentos.Além da charge, a capa da revista continha frase em que o herdeiro do trono espanhol diz que pela primeira vez na vida ele teria um emprego. Por meio de ordem judicial, a revista foi retirada das bancas em julho, logo após ser publicada.

O promotor responsável pelo processo disse que a ilustração "é claramente denegrinte e objetivamente difamadora. Um atentado contra a honra do príncipe. Além de uma deliberada e indevida utilização da imagem com evidente e consciente menosprezo à coroa, causando notável dano ao seu prestígio institucional". A promotoria pede multa de valor equivalente a R$ 9,4 mil, ou prisão domiciliar durante o período de dez meses.