Charge de "O Globo" com Dilma refém do Estado Islâmico gera polêmica na internet

Na ilustração, presidente Dilma Rousseff (PT) aparece prestes a ser executada por um integrante do EI

Atualizado em 09/03/2015 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Atualizado às 16h50

Uma charge publicada pelo jornal carioca O Globo no último domingo (8/3), Dia Internacional da Mulher, causou polêmica entre os internautas nas redes sociais. Na ilustração de Chico Caruso, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece prestes a ser executada por um integrante do grupo radical Estado Islâmico (EI).
Crédito:Reprodução Charge polêmica foi publicada na capa do jornal carioca
O grupo é responsável por uma série de decapitações realizadas desde o ano passado. Entre os principais alvos estão jornalistas e defensores de direitos humanos. Os crimes são divulgados pelos jihadistas na internet por meio de imagens e vídeos.
A divulgação da charge no jornal e nas redes sociais gerou discussões entre os leitores, que acusaram O Globo de falta de bom senso, especialmente na data marcada pela comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Crédito:Reprodução/O Globo/Chico Caruso Imagem de Dilma vítima do Estado Islâmico causou críticas nas redes sociais
"Incentiva o discurso do ódio e reforça a postura de violência contra as mulheres. Depois não venham com o papo furado: "Je suis Caruso"!!!!", comentou um deles. "O Chico Caruso, indubitavelmente, é o melhor dos chargistas brasileiros, se não o maior. Mas, caro Chico, o humor negro não lhe cai bem. Principalmente nestes termos", escreveu outro.
Os internautas também lembraram o caso dos jornalistas e chargistas do semanário francês Charlie Hebdo , assassinados em janeiro deste ano por extremistas muçulmanos pelas sátiras feitas a Maomé. Desde 2006, quando publicou as primeiras charges com a figura do profeta, a redação do semanário vivia sob alerta devido às ameaças de radicais.

À IMPRENSA, Caruso comentou a repercussão. Segundo o artista, a charge é a última parte de uma sequência de três desenhos sobre Dilma Rousseff, todos mostrando a presidente tentando "negociar" com adversários. No , ela tenta falar com ministros e parlamentares; no , aparece sendo "cozinhada" pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e pelo líder do Senado, Renan Calheiros.
"Eu sou um 'analfabyte', então o que vem de 'byte' não me atinge", brinca Caruso. "A chage não é para ser fofa. A situação de crise no governo é uma coisa que todo mundo está falando. Eu fechei o desenho na sexta, sabia que ia ser publicada no domingo e que era dia da mulher, mas nem pensei..."