Cerco contra a liberdade de imprensa na Venezuela vai piorar, afirmam políticos dos EUA

Cerco contra a liberdade de imprensa na Venezuela vai piorar, afirmam políticos dos EUA

Atualizado em 17/06/2010 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

A Câmara dos Representantes (deputados) do EUA realizou na última quarta-feira (16) uma audiência sobre o conflito entre a imprensa venezuelana e o presidente Hugo Chávez. Segundo a Folha.com, a conclusão é a de que a grave situação da liberdade de imprensa no país deve piorar com a proximidade das eleições legislativas, previstas para setembro.

Presente na audiência, a relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Catalina Botero, disse que há três preocupações em relação ao país: "Há problemas sérios de independência judiciária na Venezuela; há um marco jurídico inadequado; e há uma enorme intolerância à crítica."

O diretor da venezuelana RCTV, Marcel Granier, também testemunhou na audiência e disse não ter dúvidas de que a situação irá se agravar, pois o governo estaria dando "avisos" aos jornalistas para que não o desafiem antes das eleições.

Já Guillermo Zuloaga, sócio majoritário da TV opositora ao governo, Globovisión, deixou a Venezuela após o mandado de prisão contra ele emitido na última sexta-feira (11). Sócios do empresário confirmaram que ele saiu do país, mas não disseram aonde ele foi.

Leia mais

-

-

-