Centro de mídia em Porto Príncipe redebe apoio de governo do Haiti

Centro de mídia em Porto Príncipe redebe apoio de governo do Haiti

Atualizado em 21/01/2010 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O Centro Operacional da Mídia de Porto Príncipe, um projeto em parceira entre a empresa de comunicação Quebecor e a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), recebeu o apoio da ministra da Cultura e das Comunicações da República do Haiti, Marie-Laurence Jocelyn-Lassègue.

A declaração de apoio ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), na capital Porto Príncipe, durante visita de reconhecimento ao Centro na intenção de compreender o modus operandi do projeto e proceder à nomeação dos jornalistas haitianos que ficarão responsáveis por sua gestão.

O Centro tem como objetivos principais colocar "à disposição dos jornalistas haitianos o material necessário ao exercício da sua profissão; servir de lugar de encontro com os seus colegas internacionais; proporcionar uma base de trabalho às várias associações de defesa da profissão no Haiti; oferecer uma plataforma de informações às autoridades políticas e às ONG que queiram comunicar com um grande número de meios de comunicação; além de aconselhar e assistir o governo e os seus parceiros na questão da revitalização dos meios de comunicação atingidos pelo terremoto tanto na capital como no resto do país, em especial nas cidades de Petit-Goâve, Grand-Goâve e Léogâne, duramente afetadas pelo sismo de 12 de janeiro", segundo a RSF.

Para a próxima sexta-feira (22), está previsto o envio de uma mensagem em crioulo ao povo haitiano por parte da Governadora-geral do Canadá, Mickaëlle Jean.

Para prestigiar o apoio da chefe-de-estado canadense, a RSF requisitou a presença do Presidente da República do Haiti, René Préval, e instou os chefes de Estado, de governo e os ministros dos Negócios Estrangeiros, que tenham filiações com o governo local, a anunciarem medidas que auxiliem na reconstrução do país.

Na ocasião, a RSF também prestará homenagem aos jornalistas haitianos vítimas do terremoto que devastou o país na semana passada. Serão lembrados os jornalistas Wanel Fils, de Radio Galaxie, em Porto Príncipe, Franklin Laurent e Jasmin Leiva (desaparecido), de Radio Koha, e Bazelais Volcy, de Radio Echo 2000, em Petit-Goâve.

Leia mais