Centro Aberto de Mídia atende jornalistas no RJ durante a Copa das Confederações

Inspirado em um projeto britânico aplicado durante os últimos Jogos Olímpicos, em 2012, o Governo Federal e a Prefeitura do Rio de Janeiro lançaram, no Forte de Copacabana, o Centro Integrado de Mídia (CAM), um espaço para auxiliar jornalistas com ou sem credencial para a Copa das Confederações.

Atualizado em 19/06/2013 às 18:06, por Edson Caldas*.


Crédito:Léo Corrêa/ Arquivo Secom Centro de imprensa atende jornalistas durante evento da Fifa
O projeto, inaugurado na última quarta-feira (12/6), tem capacidade para atender até 500 profissionais. A iniciativa é um piloto para a realização de ações semelhantes em outros eventos esportivos no País — caso tenha sucesso, o CAM pode ser adotado nas 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014.
“A ideia é que ele seja complementar ao centro oficial de mídia, que é para jornalistas credenciados”, diz Ana Cristina Cunha, coordenadora do CAM. Segundo ela, o local atende tanto profissionais que não conseguiram se credenciar pela a Fifa, quanto jornalistas em busca de pautas que não estejam necessariamente relacionadas a futebol (gastronomia, negócios e cultura).
O espaço oferece redação para mídias impressas, cabines de rádio com isolamento acústico, auditório para a realização de coletivas e rede wi-fi. De acordo com Ana, os serviços de telecomunicações foram o investimento prioritário, já que o trabalho da imprensa demanda qualidade e rapidez no uso da internet.
No auditório do CAM (com capacidade para 150 profissionais), já foram realizadas quatro entrevistas coletivas desde a sua inauguração. A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) disponibiliza as imagens dos encontros aos veículos, que podem editá-las na própria ilha instalada no centro.
Crédito:Léo Corrêa/ Arquivo Secom Coordenadora do espaço fala dos benefícios à imprensa
“Existe uma equipe de atendimento que faz o papel de assessoria de imprensa”, informou Ana. “É uma equipe de 20 jornalistas que falam três línguas, então quem chega aqui pode ser atendido com facilidade.”
A coordenadora informou que o CAM, patrocinado pelo RioTour e da Apex Brasil, já recebeu 200 profissionais de imprensa. Para utilizar o centro, basta que o jornalista se cadastre na sala de imprensa do Portal da Copa ou presencialmente.
“O jornalista pode trabalhar no Forte sem necessidade de voltar para sua base ou hotel, ele tem toda a infraestrutura logística para poder ter uma melhor cobertura jornalística e fazer seu trabalho com qualidade”, defende Ana.
*Com supervisão de Vanessa Gonçalves